terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Retrospectiva 2022

Durante o ano de 2022, entraram em promoção 22.532 itens, considerando jogos, DLCs, bundles de jogo + DLC e pacotes de moedas.

20.119 de Xbox One, 1.772 de Xbox 360 e 639 de Xbox Series X|S.

Considerando produtos diferentes, foram 6.175 itens. 5.585 de Xbox One, 413 de Xbox 360 e 179 de Xbox Series X|S.

Foram 17.536 jogos (considerando tanto jogo base, como pacotes de jogo + DLC), 4.714 DLCs e 280 pacotes de moedas.

Sobre os jogos:

15.430 para Xbox One, 1.562 para Xbox 360 e 544 para Xbox Series X|S. Pegando apenas itens diferentes, foram 4.407 jogos: 3.945 para Xbox One, 316 para Xbox 360 e 148 para Xbox Series X|S.

Em relação a DLCs:

4.430 para Xbox One, 210 para Xbox 360 e 74 para Xbox Series X|S. Considerando apenas itens distintos, foram 1.637: 1.513 para Xbox One, 97 para Xbox 360 e 27 para Xbox Series X|S

E sobre moedas:

Foram 259 itens em promoção para Xbox One e 21 para Xbox Series X|S. 138 diferentes, sendo 134 para Xbox One e 4 para Xbox Series X|S.

Em 2022 ocorreram 13 promoções com mais de 500 itens cada, as maiores sendo a de final de ano (1.097 itens) e Black Friday (881 itens). Em 2021, em comparação, ocorreram apenas 5 saldões com mais de 500 jogos.

Os jogos que mais entraram em promoção foram:

Para Xbox One:

UFC 4 (21 vezes)

Para Xbox 360:

Skate 3 (18 vezes)
Skate (17 vezes)
LEGO Batman (13 vezes)
Juju (13 vezes)

Para Xbox Series X|S:


Caso tenha curiosidade em ver a Retrospectiva de 2021, clique aqui.

17 comentários:

  1. Surpreso não ter um jogo da Ubsioft entre os que mais vezes entraram em promoção. A impressão que eu tenho é que toda semana tem jogos dela em promoção e que ao menos uma vez por mês tinha um saldão envolvendo a Ubisoft (especialmente AC Black Flag, United e o Syndicate, parece que um desses três entra em promoção ao menos uma vez a cada 15 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas pensam que é a Ubisoft q faz promoção toda a semana, mas na verdade é a EA q faz mais e ninguém percebe rs

      Excluir
    2. Na retrospectiva de 2021, dos quatro jogos de One que mais entraram em promoção, três eram da Ubisoft.

      Aliás, venho notando que a Ubi tem sido progressivamente menos agressiva nas sales, apesar de ainda trazer alguns jogos com recorrência em promoção (como é o caso dos Assassin's Creeds, principalmente os mais velhos).

      O Far Cry 6 e o Assassin's Creed Valhalla, por exemplo, ainda não caíram de preço no padrão Ubi de outrora: com cerca de dois anos passados desde o lançamento, ainda entram em promoção por volta de R$100, nas versões standard. O Far Cry 5 e o Assassin's Creed Odyssey já entravam em promoções próximas à R$50 com tempo de lançamento semelhante aos dos jogos anteriormente citados. Acho que a única exceção foi o Watch Dogs Legion, que nessa sale caiu para R$55... Mas foi um game com um flop meio fora da curva...

      Arrisco dizer que o modelo de vender jogo base barato e faturar em cima de itens cosméticos e DLCs tenha ficado um pouco cansado, no caso da Ubi. Para mim, em particular, é uma pena, já que os games da empresa costumam ser tão extensos, que me contento apenas com a versão base, sem firulas estéticas ou DLCs de história.

      Excluir
    3. Tinha esquecido que o Riders Republic é da Ubsioft.

      E sobre os jogos da Ubisoft, Bruno, antes eu fazia questão de comprar a versão completa, mas depois do Immortals Fenyx Rising (que gostei muito do jogo base) e do Valhalla, jogo da Ubsioft vai versão base e olha lá. O Watch Dogs Legion e o Far Cry 6 eu estou sem a mínima vontade de jogar, se entrar no Game Pass, talvez jogo, mas sem ânimo para os jogos da Ubsioft. Ela tá perdendo a mão nesses mundo abertos de 100h e que após 10h você já tá enjoado de tá fazendo sempre as mesmas coisas.

      Excluir
  2. Muito bom essa retrospectiva.. parabéns Mauro pela sua organização.

    ResponderExcluir
  3. Top demais Mauro
    Parabéns pelo trabalho
    Desde que conheci seu site, acesso umas 20x por dia pra ver se você postou algo novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também faço isso Caio kkk

      Excluir
    2. Eu deixo as notificações do twitter dele ativadas, nem tudo que ele posta aqui ele avisa por la, mas as promoções semanais sempre o twitter me lembra

      Excluir
    3. Como eu não uso twitter, eu habilitei do Instagram kkkk
      Assim eu tenho um plano B se eu não acessar o site kkk

      Excluir
  4. Trabalho mais que maravilhoso, isso nos dá a noção do que nós aguarda pra esse ano!!!! Muito obrigado Mauro!

    ResponderExcluir
  5. Maravilha. Obrigado pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Mauro sempre botando para arrepiar! Um mito! Abraços!

    ResponderExcluir